(65) 3027-3920
Rua Luz e Liberdade, 110, Araés, Cuiabá-MT - 78005-685

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado - NTI Soluções Integradas - Cuiabá-MT

CABEAMENTO ESTRUTURADO: O QUE É E SUA IMPORTÂNCIA

Cabeamento estruturado é como chamamos a técnica ou metodologia que compreende a disposição padronizada de conectores, cabos de fibra óptica e outros meios de transmissão para redes, sejam de telefonia ou informática, dentro de uma infraestrutura tecnológica.

Esta disposição deverá servir ao tipo de layout e às aplicações necessárias do local (empresa) em redes de servidores, estações de trabalho, telefonia, internet e impressoras.

Todos os cabos de rede que servem a estas aplicações devem estar organizados sistematicamente para que as redes tenham melhor conectividade, melhor transmissão de dados e flexibilidade (no caso de mudanças, demandas por aumento de estações e novas aplicações etc.).

Para uma melhor compreensão do papel de uma estrutura de cabeamento, o complexo sistema de informática de uma empresa poderia ser comparado ao corpo humano. As máquinas (computadores, impressoras, estações de trabalho etc.) são os órgãos que, para funcionar corretamente, precisam de transmissão de dados, energia elétrica, rede telefônica etc. (o sangue e os estímulos elétricos do nosso corpo, por exemplo).

Neste caso, o cabeamento estruturado teria o mesmo papel do nosso sistema nervoso e circulatório. Ambos funcionam em harmonia, lado a lado, levando os estímulos nervosos e o sangue para todas as partes do nosso corpo (e, no caso do sistema tecnológico da empresa, aos servidores, telefones, estações de trabalho, hubs, roteadores etc.).

Um pouco de história do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado é uma necessidade percebida desde os anos 80, quando as empresas de tecnologia que trabalhavam com redes (como a IBM) criavam seus próprios sistemas para organização de cabos de rede.

Já na década de 90, este tipo de projeto ganha mais importância e progride devido ao uso do cabo de par trançado. Nesta mesma época, as normas EIA/TIA e ISO vêm padronizar as implantações e procedimentos.

Os avanços tecnológicos aceleraram e, com isto, a demanda das empresas pela organização das redes e conexões aumentou exponencialmente.

Assim, surgiram muitas empresas voltadas à padronização de cabeamentos e metodologias próprias, resultando em variadas topologias, materiais para cabos de rede, de fibra óptica e conectores e padrões de ligação.

Fortaleceu-se assim, o conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado, que veio como uma resposta a todo este avanço e necessidades. O objetivo desta ciência é padronizar os cabeamentos em edifícios, sejam comerciais ou residenciais, e para todos os tipos de aplicações (desde complexas estações de microcomputadores, passando por relógios de ponto a um simples telefone).

Veja os benefícios do cabeamento estruturado em uma empresa

São muitas as vantagens em ter um sistema de cabeamento estruturado nas empresas. Na verdade, com tanto desenvolvimento tecnológico e demanda, trata-se de uma necessidade básica em TI na maioria das organizações.

Um sistema de cabeamento estruturado bem implantado é planejado para acomodar demandas futuras, adição de cabos e alterações no desenho. Trata-se da base de uma rede de informações.

Vejamos os principais benefícios:

  1. Redução de custos:

A evolução da tecnologia traz aplicações com demandas de transmissão maiores. Ter um sistema de cabeamento estruturado evita falhas nos cabos, nas conexões, retrabalho e horas de manutenção desnecessárias.

Além disso, evita perda de tempo no caso de mudanças de layout (veja abaixo) e novas instalações. Ter um sistema de cabos gerenciável elimina muitas necessidades de interrupção do trabalho e inatividade das redes em uma empresa.

Este sistema também possui um longo ciclo de vida (em torno de 15 anos). Sendo assim, o investimento nesta estrutura é mais do que vantajoso também financeiramente.

  1. Garantia de segurança da rede:

Um planejamento de disposição dos cabos de rede e telefonia trará uma maior confiabilidade para as transmissões, reduzindo drasticamente o risco de congestionamento e outros problemas.

  1. Necessidade de mudanças:

É um grande benefício no caso de mudanças na organização de setores, funcionários, ilhas, salas ou pontos de rede.

Organizações passam por mudanças a todo momento. Esta reorganização dos espaços de trabalho requer muito cuidado da área de tecnologia. Não há tempo a perder. Por outro lado, são muitas as conexões existentes nestes ambientes.

Imagine se todos os cabos de rede não obedecerem a um padrão, uma organização, ou seja, uma estrutura própria. O sistema de cabeamento estruturado vem garantir esta ordem trazendo modernidade e flexibilidade ao local.

Um planejamento adequado antes de dispor estes cabos e estruturar os ambientes evitará muita perda de tempo e riscos de congestionamentos na rede ao realizar mudanças no layout dos ambientes, troca de máquinas ou reformas. Qualquer necessidade de reestruturação de rede em um escritório ou grande corporação, não será um grande problema se o cabeamento estiver disposto de maneira padronizada e estruturada.

Além disso, um sistema de cabeamento estruturado traz a capacidade de adequar os pontos a um crescimento populacional (um aumento de funcionários, por exemplo).

  1. Vantagem competitiva no que diz respeito à tecnologia da informação

A vantagem competitiva através da tecnologia da informação é uma exigência de um mercado cada vez mais acirrado. Todos os tipos de negócios são reféns da capacidade tecnológica, atualmente. A transmissão de informações e a segurança de dados são necessidades básicas de qualquer empresa.

Por isso, as empresas que garantem a fluidez de suas informações, neste sentido, estão mais fortes competitivamente. Uma rede corporativa ágil e moderna deve suportar a transmissão de muitos dados e aplicações como multimídias, voz e vídeos.

Há de se considerar também, o rápido aumento nas demandas por mais capacidade de processamento. Para que a empresa não chegue ao “gargalo” tecnológico, um sistema de cabeamento estruturado é providencial, pois torna as redes bem mais gerenciáveis.

Os cuidados ao se implantar o cabeamento estruturado

Um projeto de cabeamento estruturado deve ser um investimento cuidadosamente planejado. Trata-se de uma implementação complexa, que, para que a empresa não perca o investimento ou tenha necessidade de melhorias constantes, deve ser feita por prestadores de serviço competentes nesta área, com materiais de qualidade superior e profissionais especialistas.

O serviço deve conferir à empresa, confiabilidade no sentido de assegurar todos os requisitos exigidos para a performance necessária, considerando possível ampliações futuras (garantindo a flexibilidade no caso de aumento da demanda).

A realização deste serviço deve compreender:

  • A busca de soluções para os problemas atuais da empresa e possíveis demandas futuras;
  • A disposição do cabeamento para o máximo nível de gerenciamento das estruturas;
  • A flexibilidade na topologia física para facilitar mudanças e novas instalações;
  • Verificação minuciosa de posicionamento, curvatura, comprimento e conectorização.

Entrando um pouco nas questões técnicas, a escolha errada dos cabos e a má implementação de um sistema de cabeamento estruturado podem levar a problemas sérios para a rede. Exemplos:

  • Attenuation: perda de força de sinal através do cabo. Está relacionada à resistência do material de fabricação do cabeamento e à incidência de alta temperatura. Para que isto não ocorra, a instalação deve obedecer à atenuação máxima prevista;
  • Next (Near – end crosstalk): sinal passando de um cabo para outro por causa da frequência eletromagnética. Ocorre de o sinal ser mais forte no início do cabo e perder força ao longo do comprimento. Este problema é o que ocorre geralmente quando fazemos uma ligação e as vozes ficam com volume baixo, por exemplo.

Enfim, são muitos os problemas que podem ocorrer com a inadequada instalação do cabeamento estruturado. Para não perder dinheiro, a empresa deve contratar um serviço de especialistas. Pelo contrário, tomando os devidos cuidados, a empresa ganhará enormes vantagens e obterá o retorno do investimento com a flexibilidade e capacidade de gerenciamento de sua infraestrutura tecnológica.

Lembremo-nos também das normas que regem os sistemas de cabeamento estruturado. Estas normas existem para padronizar as medidas de atenuação de sinal e materiais a serem utilizados na estrutura. Os cabeamentos brasileiros de alta qualidade devem estar sob o regimento da norma internacional EIA/TIA-568-B (norma ANSI/TIA/EIA-568-B[1] e a norma brasileira equivalente: NBR 14.565.

Estas normas requerem que o sistema de cabeamento estruturado possua os seguintes subsistemas:

  • Entrada: trata-se da entrada do edifício (entrance facilities), que permite a ligação da rede local com as redes externas;
  • Sala de Equipamentos (equipment room) ou o chamado CPD;
  • Rede Primária ou Cabeamento Vertical (backbone cabling): o sistema de cabos que interligam os susbsistemas;
  • Sala ou armário de Telecomunicações (telecommunications room): onde ficam os hubs, concentrators e bridges;
  • Rede Secundária ou Cabeamento Horizontal (horizontal cabling): cabos que ligam o armário de Telecomunicações e os micros;
  • Área de Trabalho (Work Area).

Nenhum outro componente de sua rede possui um ciclo de vida mais longo ou requer uma consideração tão atenta. Um planejamento criterioso irá prevenir um congestionamento que poderia diminuir drasticamente a performance de sua rede.

segurança eletronica cuiabá

Cabeamento estruturado: investimento para o avanço da empresa

Vimos que uma empresa competitiva requer flexibilidade e agilidade nas operações e que qualquer tipo de negócio demanda um bom fluxo de dados e conectividade em suas aplicações.

Analisamos também a importância de ter toda esta conectividade dependendo de um sistema gerenciável, ou seja, que pode ser modificado, alterado, sem o risco de um colapso total ou gastos extraordinários.

Tudo isso assegurando o funcionamento dos sistemas de trabalho, evitando paradas e inatividade das redes, uma perda de tempo que, nos dias de hoje, custa caro.

Também temos a informação de que um cabeamento estruturado é um ativo que durará muito tempo em comparação aos hardwares que estão ligados a eles. Ou seja, um cabeamento deverá ser trocado com menos frequência do que os outros itens que compõem as estruturas tecnológicas.

É notado nas empresas também, que a maior parte dos problemas de gerenciamento de camada física vêm dos problemas de rede, enquanto os investimentos no sistema de cabeamento estruturado representam, no máximo, 5% do investimento total da rede.

Portanto, é notória a importância que deve ser dada ao sistema de cabeamento estruturado em qualquer empresa. Trata-se de uma decisão importantíssima que impactará positiva ou negativamente na confiabilidade da transmissão de dados, principal objetivo das redes informatizadas.

cabeamento estruturado lucas do rio verde